sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

São Lourenço ganha videodocumentário

Créditos: Rogério Bordignon

TIME FOI TEMA DE TCC NA UNIARA


INGRID, FAGNER E LELIETE - informações obtidas entre 2010 e 2011

Fagner Pereira, Ingrid Alves e Leliete Bizari apresentaram como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um videodocumentário intitulado ‘O Glorioso São Lourenço Atlético Clube’. Orientado pela professora mestre Luciane Ribeiro do Valle, o projeto foi coordenado pelos professores Luiz Carlos Messias da Silva e Elivanete Zuppolini Barbi (coordenadora do curso de Jornalismo na Uniara).

A apresentação do grupo aconteceu no último dia 6, no auditório número 4 da Unidade 1 da referida Universidade, diante de professores, familiares e amigos. “O mais gratificante foi ver pessoas se emocionarem vendo e ouvindo as histórias; e quem não conhecia o São Lourenço passou a admirá-lo também”, resumem os jornalistas. O Jornal A Comarca entrevistou Fagner, Ingrid e Leliete.

Ingrid, Fagner e Leliete: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) valoriza um épico de Matão

A Comarca - O que os motivou a desenvolver o tema?

Fagner - A ideia foi fazer algo que ainda não existia e valorizar algo que é de Matão, com uma história bonita e que fizesse valer a pena. No caso, contar de alguma forma a história do São Lourenço Atlético Clube. Escolhemos a modalidade videodocumentário porque julgamos que conseguiríamos passar melhor as emoções que ainda existem nas expressões de cada ‘personagem’ retratado que conta sua história e sua participação no São Lourenço.

A Comarca - Qual a duração para a coleta de informações?

Ingrid -
Começamos desenvolver o projeto no início de 2010 pesquisando informações desde a fundação (10 de agosto de 1944) até o atual momento do clube, fazendo algumas entrevistas mesmo sem o embasamento teórico porque algumas fontes que participaram da festa no ano citado talvez não comparecessem em outro ano, pessoas com saúde debilitada e que tinham muita coisa para contar. As informações foram coletadas do início de 2010 até meados de 2011. De lá para cá trabalhamos em roteiro, edição e finalização.

A Comarca - Desde quando existe a celebração dos 'Amigos do São Lourenço'?

Leliete
É realizada anualmente desde 1989, quando um dos amigos chegou até o Lorival Pereira (Vale) e sugeriu fazer um encontro entre os ex-atletas do São Lourenço; daí pra frente, a confraternização não parou mais e só aumentou. Hoje, cerca de 500 pessoas participam da festa.

A Comarca - Foi prazeroso desenvolver o tema?

Fagner –
Para mim foi mais que a realização de um sonho, já que o São Lourenço faz parte da minha família. Então, tudo que procuramos fazer tem que ser de coração e o videodocumentário ‘O Glorioso São Lourenço Atlético Clube’ foi feito de corpo, alma e coração.

Ingrid -
Eu conhecia pouco dessa história e foi ótimo mergulhar a fundo nela. Descobri pessoas incríveis que realmente jogavam futebol por amor e que até hoje respiram o São Lourenço. As histórias curiosas, a importância da equipe e o sentimento de união que até hoje existe - em virtude das festas - são itens que não encontramos por aí, em qualquer time. É bom saber que essa história nunca mais será esquecida. Pudemos deixar nossa marca e nossa colaboração.

Leliete
-
Foi mais que prazeroso. Foi uma honra conhecer e recontar uma história de determinação e amor que ainda podemos ver nos olhos dos que se recordam daquela época. Eu não conhecia o time e hoje já posso dizer que sou mais uma apaixonada pelo São Lourenço. Muitas pessoas, incluindo professores, familiares e amigos estiveram presentes. O mais gratificante foi ver pessoas se emocionarem vendo e ouvindo as histórias. E quem não conhecia o São Lourenço, passou a admirá-lo.

A Comarca – Vocês registraram várias histórias.

Fagner -
O videodocumentário conta com várias histórias curiosas com entrevistas de antigos e eternos jogadores, como o árbitro que ficou conhecido internacionalmente e apitou seu primeiro jogo profissional com o São Lourenço.

Ingrid -
Há relatos sobre a parcela histórica do jogador Carmo David (Baiano), que saiu do São Lourenço, passou pela Ferroviária, São Paulo e chegou a Seleção Brasileira para disputar o Mundial de 1962 no Chile, mas foi impedido de entrar em campo.

Leliete
- O torcedor símbolo também lembra fatos marcantes dessa história. A determinação de Luizinho Pereira, fundador do São Lourenço, é nítida em cada depoimento.

A Comarca - Vocês pretendem publicar livro?

Fagner -
Durante o desenvolvimento do trabalho, sempre tivemos a intenção de prolongar essa ideia de manter a história do São Lourenço viva. Primeiro foi o vídeo; quem sabe num futuro próximo seja o livro.


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nota de falecimento 06-12-2011

Faleceu hoje pela manhã na cidade de Orlândia Antonio Perche, mais conhecido como Taquara. Não perdia uma festa do São Lourenço A. C.

Da Família São Lourenço aos familiares nossos sentimentos.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Nota de Falecimento

É com muito pesar que a Família São Lourenço informa o falecimento do ex-atleta Manoel Mingorance Júnior conhecido como Mutchineli. O enterro será na Segunda (28/11) 16h00 no cemitério Jardim das Oliveiras, em Barretos-SP. Amante do São Lourenço A.C., solicitou à família que fosse sepultado vestindo a Camisa do clube com calção branco e coberto com a camisa do Corinthians.Time qual era torcedor.




Aqui em uma das formações: Em pé Crau, Pelé, Tião Tatá, Luqui, Tanabi, Ronqueta e Luizinho Pereira. 
Agachados: Zé Pipoqueiro, João Fécchio, Estação, MUTCHINELI, Heitor e Rover. 
Mascotes Té Polito e Léo Pereira


Aos Familiares nossos sentimentos.

sábado, 20 de agosto de 2011

Poema

SÃO LOURENÇO 67 ANOS

Autor: Marco Antonio de Souza Pereira (Marquinho)

S.L.A.C 67 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO, ATÉ PARECE QUE FOI ONTEM QUE O SÃO LOURENÇO FAZIA BONITO REPRESENTADO NOSSA MATÃO.

NO COMANDO DO QUERIDO QUITO, DIDE MACAGNAN E TECNICO LUIZ PEREIRA.

COM SUA FARDA SEMPRE VERMELHO E PRETO, POR ONDE SÃO LOURENÇO PASSAVA SEMPRE IMPUNHA MUITO RESPEITO.

POR MUITAS ESCALAÇÕES O SÃO LOUREÇO SE FORMOU, VOU CITAR ALGUNS ATLETAS QUE ALI SE DESTACOU.

COMEÇO POR UMA DUPLA DE ATAQUE QUE NOS DEU MUITO ORGULHO, ÉRA FORMADA POR E COMO CENTROAVANTE TINHA O TULIO.

E NÃO POSSO ME ESQUECER DE UM TAL BAIANO SAIU DO SÃO LOURENÇO E POR TODO BRASIL ACABOU SE DESTACANDO.

AGORA FALO DA POSIÇÃO MAIS INGRATA, EU FALO DOS GOLEIROS.

CRAU, FOI UM BOM GOLEIRO, MAS UM DIA ELE TOSSIU, BEM NO MOMENTO QUE O ADVERSARIO ACERTOU UM CHUTE CERTEIRO.

DR. ENEAS GRANDE GOLEIRO, UNS DOS MELHORES DESSA CIDADE, UM EXEMPLO DE PESSOA, DR. ENEAS QUANTA SAUDADE.

SE HOJE EM DIA NÃO TEMOS GRANDES ALAS NA NOSSA SELEÇÃO. SE O TATÁ ESTIVESSE EM FORMA COM CERTEZA ESTAVA EM UMA CONVOCAÇÃO, SE ALGUEM NÃO SABE DE QUEM DIGO, É LOGICO QUE DIGO DO NOSSO GRANDE TIÃO.

UMA GRANDE DUPLA DE ARMADORES, JOÃO FECCHIO E ESTAÇÃO E QUEM ARREMATAVA ÉRA O ZARA E O VARISTÃO.

NA POSIÇÃO DE DEFENSORES ALI PASSARAM MUITA GENTE, VOU DESTACAR VALE PEREIRA QUE DESSA FESTA ELE É O PRESIDENTE.

FALANDO EM FESTA, LOGO LEMBRAMOS DE UM MUSICAL, LEMBRAMOS DE JOÃO BOCCHI NOSSO MUSICO OFICIAL.

ESSA FESTA É A DE Nº 23 (VINTE E TRES), ANTES TEMOS UMA MISSA QUE O PADRE AMADOR NÃO PODE ESTAR APENAS UMA OU OUTRA VEZ.

E POR AQUI VOU ENCERRANDO, AGRADECENDO O PAILO, RANQUEI, GERA, FAGNER, LAERTE, VALE E TIÃO.

QUE ME DESCULPE QUEM NÃO FOI CITADO MAIS ISSO FOI ESCRITO MUITO RAPIDO, MAS FOI DE CORAÇÃO.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Amigos comemoram 67 anos do São Lourenço


Ricardo, Laertinho, Ranquei, Gêra, Fagner, Wanderley; Paiolo, Tião Tatá, Vale e Lúcio Créditos: Rogério Bordignon

REPORTAGEM: ROGÉRIO BORDIGNON
Mais uma vez, o padre Amador Romão inaugurará as festividades comemorativas ao São Lourenço Atlético Clube. “Será a 20ª celebração feita por ele”, lembra Lorival Pereira (Vale). “Portanto, como é a 23º confraternização dos ‘Amigos do São Lourenço’, ele só não rezou três missas”, completa Sebastião Mariano de Souza (Tião Tatá).
A ‘Missa em Ação de Graças’ será às 19 horas da próxima sexta-feira (19), na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão. O cheiro da festa está no ar. Os amigos já vivem o clima dos preparativos finais para o evento, reconhecido pelo Calendário Municipal Oficial. Eles e convidados comemorarão o 67º aniversário do time, pela 12ª vez consecutiva na sede da Sociedade da Esportiva Bambozzi.
Jogo, homenagens e o churrasco acontecem a partir das 10 horas do sábado (20). “É algo místico, emocionante, participar do aniversário de um ícone de Matão. Fundado oficialmente no dia 10 de agosto de 1944 o São Lourenço está sem atividades futebolísticas desde 1975”, destaca Fagner Pereira. Os ingressos estão a venda na Marfim Modas (3382-1064) e com Vale Pereira (3382-1944 e 9704-9598).
HOMENAGENS
“Serão homenageados José Mariano de Souza (Zé Tatá), Wander Luiz Bellintani (Wandão), Antonio Robles Corral (Curalzinho), José Francisco Dumont (Chico) e Omar da Cunha Ferreira. Eles receberão a placa alusiva”, cita José Luiz Paiolo. “Aguardamos algumas confirmações; por enquanto, o Raimundo Corrêa (Lola) garantiu presença”, comenta Vale. A animação musical será de João Bocchi.
Além de Vale, Tião Tatá, Fagner e Paiolo, a Comissão Organizadora tem Laerte Pereira (Laertinho), Lúcio Luiz de Souza, Jurandyr Maccagnan (Dide), Geraldo de Fábio, Wanderley Constantino, Orivaldo Chiozzini (Ranquei), Ricardo Moris, Enéias Chiozzini Filho (Mano), Marcos Manechini Pereira e Edemar Gonçalves (Cabelo).
Os amigos do São Lourenço dedicam a festa aos ex-jogadores, familiares, amigos e simpatizantes do time. “A confraternização é engrandecida pela presença de muitos que moram em outros municípios”, completa Laertinho. “Pelo Salão Social, serão expostos banners com fotografias das décadas de vida e de celebração do São Lourenço”, ressalta Wanderley.

Fagner, Ricardo, Vale, Ranquei, Gera e Wanderley; Paiolo, Tião Tatá, Laertinho e Lúcio: integrantes da Comissão que organiza a 23º confraternização do time Créditos: Rogério Bordignon


ADESÃO
“A camiseta de 2011 tem a mesma tarja diagonal de modelo utilizado em meados da década de 1950, com predominância da cor branca e o número 67 em destaque”, relata Gêra. “Para participar, basta adquiri-la, juntamente com a adesão, por R$ 40,00”, informa Ranquei. A camiseta está a venda na Marfim Modas. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3382-1064 e 9704-9598 (com Vale Pereira).
Os ‘Amigos do São Lourenço’ agradecem o Grupo Fischer, Cadioli, Fugini Alimentos, Citro Life, Irmãos Panegossi, Imobiliária Santa Luzia, Radaeli Auto Center, Confecções Emmes, Alexandre Peracini Neto, Beretella Presentes, Adauto Scardoelli, Varejão Passarinho, São Lourenço Veículos, Frutilife, Toque Sport, Imobiliária São João.
E ainda: diretoria da Sociedade Esportiva Bambozzi, Lupa Artes Gráficas, Hotel Caiçara, Bolas Gramado, Aguardente Morano (Dobrada), Luizinho Calçados, Auditec, World Comunicação, Arte Nova Molduraria e AG Cred. “Nosso reconhecimento a toda imprensa pela colaboração na divulgação do evento, à Câmara Municipal de Matão e Prefeitura de Matão (Secretaria Municipal de Esportes e Turismo)”, relata Paiolo.
“O São Lourenço tem blog: saolourencoac.blogspot.com; tem Twitter (@saolourencoac); Facebook (saolourencomatao) e e-mail: saolourencomatao@gmail.com. O blog têm acesso médio mensal de 200 entradas, com visitas do Irã, Lituânia, Holanda, Espanha, Itália e outros países. Depois do Brasil, a quantidade maior de visitas provem dos Estados Unidos ”, informa Fagner.


Marcas do tempo



João Pedro Baptista Pereira tem em comum os dois avôs atuarem pelo São Lourenço, um era goleiro, Apre e o outro meia atacante. A camisa que veste, pertence a Laerte Pereira seu avô paterno.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Essa epoca ja estava acabando o Clube


Tião Tatá, Crau, Cidão Manzini, Wander Bellintani, Euripão, Luqui e Ronqueta
Lúcio Pereira, Mamai, Túlio, Omil, Betinho e Laerte Pereira


Joaquinzinho, Fuminho, Laerte Sota, Heitor, Euripão, Crau e Netão
Sarula, Laerte Pereira, Toninho Enge, Túlio, Mamai e Luzinho Pereira

Reportagens destacando o Clube

Reportagens feitas pelo Jornal A Comaraca de Matão, na época em que o São Lourenço disputava a terceira Divisão.




Identificação



Era tudo dentro das conformidades

Lembranças



Paiola, Omil, Túlio, João Fécchio, Cabelo, Brói e Apre
Magrão, Luizinho Pereira, Rover, Chiboca e Mário Silvério

Rover, Omil, Netão e Luizinho Pereira
Bonito ver a amizade que existia naquela epoca, estam sempre juntos.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Camisa convite

A camisa já está a venda R$ 40,00. Mais informações com Vale Pereira - (16) 3382-4419 - 9704-9598 - 3382-1064

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mais times



Nessas fotos tem os atletas Baiano, Moio, Omil, João Fécchio, Crau, Enéias, Everaldo, Mário Beozzo, Dimer, Katuo e por ai vai.

Algumas Formações do São Lourenço




Nostalgia dos tempos de atleta

Almanaque da Federação Paulista de Futebol


Baiano

Baiano
Hoje aposentado em Matão.

Baiano

Baiano
Em formação com o São Lourenço;

Baiano

Baiano
Arrematando de cabeça, quando jogava pela Ferroviária contra o São Paulo.

Baiano

Baiano
Agora pelo São Paulo, aplicando um belo drible no adversário;

Baiano

Baiano
Na capa de uma revista esportiva da epoca;

Matão - Mapa