Lourenço de Huesca ou São Lourenço foi um mártir católico e um dos 7 primeiros diáconos (guardião do tesouro da Igreja) da Igreja Cristã, sediada em Roma. É um homem do séc.III d.C..
Durante a Perseguição (do ano de 259 d.C.) dos cristãos levado a cabo por romanos pagãos, o imperador romano daquela época, também um pagão, mandou matar o Papa e ameaçou a Igreja para entregar as suas riquezas no prazo de 3 dias. Passados 3 dias, S. Lourenço, naquela altura diácono da Igreja, levou as pessoas que foram auxiliadas pela Igreja e os fiéis cristãos diante do imperador. Depois, exclamou a seguinte frase que lhe valeu a morte: "Estes são o património (riquezas) da Igreja". O imperador, furioso e indignado, mandou prendê-lo, e ser queimado vivo sobre um braseiro ardente, por cima de uma grelha (em conclusão, "grelhar" uma pessoa). Tornou-se um mártir e ele é considerado um servo fiel da Igreja.
Em todo o Mundo cristão, existem muitas igrejas dedicadas a este santo. Geralmente, as estátuas dele apresentam uma grelha (instrumento que lhe causou a morte) e uma Bíblia nas suas mãos.
fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou?